Você sabe o que é um Supervisório (SCADA)?

Neste mundo de hoje onde somos auxiliados pela tecnologia, todos os âmbitos da nossa vida vão receber uma interferência dos avanços tecnológicos. E com a produção de bens na indústria não iria ser diferente. Sabemos que a tecnologia influi de forma positiva na produtividade de uma linha de produção dentro de uma empresa, mas como ela faz isso? A resposta para esta pergunta são os softwares SCADA. Mas o que é um software SCADA?

Um software SCADA não é somente um software em específico mas sim um tipo de software que faz a supervisão automática de pontos importantes da linha de produção. O seu próprio nome é uma sigla em inglês que traduzida significa Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados. Ou seja, através de sensores espalhados por toda a planta de produção o software SCADA consegue supervisionar todas as máquinas, velocidades, fluxos e outras variáveis que podem influenciar na velocidade e na qualidade do produto em questão.

Como um software SCADA funciona?

No mercado existem várias versões de softwares de supervisão e aquisição de dados e cada um deles possui formas diferentes de mostrar os resultados que ele recebe dos sensores espalhados pela planta. O primeiro deles faz um desenho fictício da planta de produção e mostra os dados que ele obtém através desta tela que têm o nome de tela sinótica.

Na figura abaixo é possível observar um exemplo de tela sinótica e como ela dispõe os dados que o sistema supervisiona. Um fato interessante sobre esse tipo de demonstração é que nessas telas coloridas a cor indica a situação do equipamento, variando entre verde para situações normais e indo até o vermelho para situações de emergência.

Fonte: Reserchgate.net

O segundo tipo de demonstração de dados dos sistemas SCADA é mais simples e o mesmo somente ativa alarmes em situações de emergência e também para a linha de produção para evitar maiores danos. Esses alarmes podem ser sonoros, visuais ou até uma combinação de ambos para chamar a atenção dos trabalhadores do chão de fábrica para alguma situação de emergência que está em andamento e precisa de atenção imediatamente.

O que mais um software SCADA pode fazer?

Os softwares SCADA além de supervisionar também possuem a funcionalidade de adquirir dados da linha de produção e utilizar estes dados para fazer as mais diferentes tarefas. Um bom exemplo do que os estes sistemas são capazes é a geração de relatórios periódicos sobre as mais diversas variáveis envolvidas no processo de produção, podendo fazer relatórios de produção, de qualidade do produto, de manutenção das máquinas, entre outros.

Mais uma coisa que os softwares SCADA possuem a capacidade de fazer é guardar em sua memória um histórico periódico de eventos ocorridos na planta de produção. Um bom exemplo desses históricos são levantamentos de quantas vezes os alarmes de emergência foram acionados e também os motivos para esses acionamentos.

Como o software SCADA ajuda na manutenção das máquinas?

Como todos sabemos as máquinas da linha de produção necessitam de paradas periódicas para que a manutenção preventiva seja feita, porém quando não existe um sistema de supervisão essa função de definir o momento dessa parada fica a cargo de um supervisor que pode sim errar em seu diagnóstico ou até esquecer a chegada da hora desta manutenção.

Dessa forma, visando diminuir a possibilidade de erros humanos alguns softwares SCADA também possuem a funcionalidade de avisar aos operadores quando é chegada a hora de parar a máquina para fazer a manutenção preventiva e ainda consegue prever quanto tempo de produção será perdido e também o impacto dessa parada a produção mensal.

Como resultado da implantação de um software SCADA podemos adicionar então a diminuição de gastos com manutenções preventivas e a extinção de manutenções corretivas que são aquelas que esperam a falha ocorrer para poder arrumar.

Quais as melhorias que um sistema SCADA pode trazer?

Neste texto já foram citadas algumas vantagens que os softwares SCADA podem trazer mas existem várias outras que devem ser listadas aqui, vamos ver algumas delas:

  • Diminuição de gastos: Com a implantação de um software SCADA a empresas vai passar a economizar muito com questões de manutenção e também de pessoa, diminuindo a necessidade de mão de obra especializada em algumas funções.
  • Atualização para indústria 4.0: O fenômeno da indústria 4.0 passa pela implantação de um software SCADA, todas as grandes empresas estão usando este tipo de software em suas versões mais avançadas, chegando até a diminuir o número de fios utilizando sistemas wireless ( sistemas sem fio).
  • Aumento da confiabilidade: Com a ocorrência menor de falhas por conta da manutenção nas datas corretas o chão de fábrica torna-se mais confiável.
  • Entre outros….

É fácil implantar um software SCADA na minha empresa?

Essa pergunta é sempre muito feita por muitos empreendedores antes de adquirir um sistema SCADA porém a resposta é sempre a mesma, sim é fácil implantar um software SCADA em qualquer situação. Essa facilidade deve-se ao fato de que o software funciona de maneira muito simples e precisa de poucos sensores e poucos profissionais capacitados para o funcionamento correto do sistema.

Existem diversas empresas que tomam conta de todo o processo de instalação e manutenção desses sistemas, acompanhando o projeto desde o dimensionamento inicial para as necessidades de cada empresa, passando pelo treinamento de profissionais para lidar com o software e chegando até ao acompanhamento pós-venda checando a satisfação do cliente.

Qual o melhor software SCADA do mercado?

A resposta para esta pergunta é que não existe o melhor software escada do mercado mas existe sim o software que melhor vai se encaixar nas necessidades da sua empresa. Podemos citar como exemplo uma empresa de produção de refrigerantes, essa empresa precisa de um software que supervisione a pressão de cada garrafa ou lata, quando garrafas ou latas são produzidas por hora e com essas necessidade a empresa vai procurar o software SCADA que melhor se adequa a este cenário.

É necessário salientar este problema pois existe muitas empresas no mercado e cada uma delas possui um tipo diferente de software SCADA e cada um destes vai trabalhar com um tipo específico de necessidade e também tipos específicos de cliente.

Como funciona a programação de um software SCADA?

Agora entrando nos detalhes mais técnicos de um software SCADA podemos falar sobre a programação deles e também podemos afirmar que não é nada complicada. Quando a empresa compra os serviços do software tudo o que já falamos acima já vêm no pacote e o cliente não precisa se preocupar com mais nada.

Porém para os clientes mais curiosos vamos aprofundar o estudos destes softwares e dizer que a programação destes softwares é baseada na leitura e análise de dados obtidos através dos mais diversos tipos de sensores instalados nas máquinas. Esses sensores vão analisar as máquinas sempre que elas estiverem funcionando e vão enviar esses dados para um servidor central que vai armazenar esses valores e também mostrar os mesmos em monitores.

Dessa forma a programação está baseada em receber os valores lidos pelos sensores, o que é algo bem simples de fazer para os programadores das empresas especializadas utilizando também placas Arduino para integrar todos os controles e todos os sensores de forma rápida, fácil e descomplicada.

Existem softwares SCADA gratuitos?

A resposta para essa pergunta é SIM, existem softwares do tipo SCADA totalmente gratuitos e que você pode ter acesso entrando em contato com a empresa que o produz e conseguindo uma cópia de forma inteiramente gratuita, ficando a cargo da empresa somente os custos da instalação dos sensores necessários para a supervisão.

Outro fato muito interessante é que não só existe um software SCADA gratuito mas como existe também um software gratuito e brasileiro, estamos falando do scadaBR. Este software funciona com seu código aberto e por conta disso pode ser adaptado para qualquer tipo de uso e também qualquer planta industrial.

Fonte:scadabr.com.br

O fato deste software possuir o código aberto faz com que seja criada uma comunidade que desenvolve soluções utilizando esse programa e deixa as mesmas disponíveis online para que todos tenham acesso e possam usar também em suas aplicações.

Agora você sabe o que é um software SCADA?

Depois de todas estas explicações com certeza você sabe um pouco mais sobre, o que são e como funcionam os softwares SCADA. Porém estes softwares possuem inúmeras aplicações e este texto serve somente como introdução a este universo que está se abrindo para você a partir de agora, utilize a tecnologia a seu favor e adquira mesmo um software SCADA para a sua empresa e sinta a diferença que ele vai fazer na gestão do processo.

SIMATIC WinCC WebUX

Sabemos que automação e conectividade são cada vez mais utilizadas em todos os setores...

SIMATIC ProDiag

Em termos gerais, a opção ProDiag do TIA Portal permite monitorar uma máquina ou...

Qual é a diferença entre microprocessadores e microcontroladores?

Você sabe a diferença entre microprocessadores e microcontroladores? Por causa do avanço da tecnologia,...

- A word from our sponsor -

spot_img
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x