Durante toda a história da humanidade a produção de bens foi evoluindo junto com a tecnologia da época, ao longo do tempo a indústria passou por algumas revoluções que sempre mudaram para melhor a forma de produzir esses bens. Atualmente estamos passando pela quarta revolução industrial que foi apelidada de “Indústria 4.0”.
Poucas pessoas sabem realmente o que significa e também qual a história por trás deste grande marco tecnológico e nesse texto vamos abordar e nos aprofundar em como foi essa evolução gradual até chegarmos no cenário atual.
Porém antes de adentrar nesse assunto devemos entender que tanto a indústria 4.0 quanto as outras revoluções industriais não foram bem recebidas por todos pois a humanidade quase sempre recebeu as novidades tecnológicas com certo ceticismo ou até uma resistência natural. Com isso dito vamos começar pela primeira revolução industrial.
Primeira revolução industrial
Na época em que ocorreu a primeira revolução industrial a humanidade ainda produzia os seus bens e produtos de forma totalmente manual e isso limitou e muito a produção em grandes quantidades de determinados itens. Neste contexto a tecnologia vinha criando novas invenções e começando a utilizar o vapor para mover máquinas dos mais diversos tipos, sendo a mais emblemática o trem a vapor.
Com o avanço no uso dessas invenções por toda a sociedade a indústria começou a observar e aprender sobre como essa revolução poderia contribuir e foram encontradas várias utilidades para essas máquinas ou até foram inventadas novas máquinas nessa primeira revolução industrial.
A lista de máquinas que foram inventadas nessa revolução é muito grande mas nós vamos aprofundar nosso conhecimento nas 3 mais importantes e mais emblemáticas, começando pelo tear mecânico. O tear mecânico foi inventado na inglaterra e veio para substituir o tear manual que produzia de forma muito lenta e precisava de mão de obra qualificada para ser operado. O uso do tear mecânico pelos ingleses os levou rapidamente para a liderança mundial de produção de tecidos, gerando muitos lucros e colocando o resto do mundo em uma posição de desvantagem na competição.
A segunda invenção que vamos abordar é a máquina de fiar, essa máquinas veio para substituir as antiga rocas que eram muito atrasadas tecnologicamente, ambas possuíam a função de transformar o algodão colhido nas fazendas e transformá-las em linhas de tecido para serem usadas na produção de roupas.
A última grande invenção da primeira revolução industrial que nós vamos citar aqui são as máquinas a vapor. Essas máquinas foram criadas quando foi visto que a pressão gerada pelo vapor quando a água é aquecida gerava uma força que podia ser utilizada de diversas maneiras. Com isso avanços significativos foram feitos no setor têxtil, no setor de transportes e também no setor de mineração, novamente colocando a inglaterra em uma posição muito privilegiada quando comparados com seus concorrentes diretos da época.
Agora que vimos boa parte dos acontecimentos ocorridos na primeira revolução industrial vamos abordar também o cenário e as evoluções alcançadas na segunda revolução industrial.
Segunda revolução industrial
A segunda revolução industrial, que aconteceu a partir de 1850, veio também para romper com a prática que era utilizada na época e trazer novas formas industriais de produção. A maior mudança que pode ser notada entre as duas revoluções industriais são que agora a matéria prima que vai alimentar todas essas mudanças são o aço, a eletricidade e o petróleo.
Outro ponto principal que deve ser levado em conta é a ampliação do uso das ferrovias, principalmente em território britânico, esse fato foi facilitado pois na confecção dos trilhos as empresas começaram a utilizar o aço ao invés de utilizar o ferro, com isso a produção em larga escala ficou muito mais fácil e mais barata. Inclusive o aço começou a ter uma participação muito grande na indústria naval também.
Terceira revolução industrial
Quando colocamos a terceira revolução industrial em pauta existem muitos assuntos que merecem uma atenção especial e alguns deles servem como base para introduzir conceitos que serão usados para explicar avanços que vão acontecer na quarta revolução industrial. O primeiro fato interessante que vamos entender é o fato desta revolução ter começado logo após o fim da segunda guerra e ter perdurado até o começo do século XX. Esse fato interessante aconteceu pois logo depois da guerra o mundo estava consumindo muito mais bens e a indústria precisava suprir essas necessidades.
Um segundo fato interessante sobre esta revolução industrial reside no fato de que finalmente foi introduzida a robótica nas linhas de montagens de produtos, nas revoluções anteriores eram maioria linhas de produção que os humanos estavam em maior número, após a terceira revolução industrial os robôs começaram a tomar conta de determinadas funções repetitivas que os humanos faziam com certa facilidade.
O terceiro ponto que merece ser ressaltado aqui nessa linha histórica é que após o acontecimento da terceira revolução industrial a humanidade como um todo começou a aumentar a atenção direcionada ao asuntos de consciência ambiental. Esse assunto recebeu um grande aumento de atenção apó a divulgação de dados sobre o aquecimento global e também foram sentidas as primeiras catástrofes causadas pelo aumento da poluição na atmosfera. Dentro do período de ação da terceira revolução industrial foram firmados vários acordos para diminuir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera.
O quarto e último ponto principal que vamos abordar aqui é o aumento das fontes de obtenção de energia elétrica. Nas outras revoluções industriais a obtenção de energia elétrica estava aprisionada nas fontes de energia fósseis e agora na terceira revolução foram descobertas formas de obtenção de energia menos agressivas ao meio ambiente, podemos citar exemplos como as usinas hidrelétricas e as usinas fotovoltaicas que se utilizam de meios inofensivos ao meio ambiente para gerar energia e alimentar centenas de cidades.
Agora que já passamos por todas as partes da evolução da indústria nós podemos avançar para a tão famosa quarta revolução industrial, ou indústria 4.0.
Quarta revolução industrial
Atualmente vivemos melhor que um rei dos séculos anteriores, obviamente que as tecnologias são as principais propulsoras dessa melhoria de vida, então não devemos encarrar os robôs como algo ruim, são inevitáveis e abrem oportunidades de exploração e atuação antes limitadas pela capacidade humana.
Na indústria 4.0, os bens de consumo são produzidos tendo os “dados” como base operacional, o resultando disso é a conexão de robôs com robôs e robôs com humanos em um proposito comum, surgindo redes de informações complexas.
Nessa revolução as maquinas já interpretam comandos de voz e possuem inteligência artificial, ciberespaços são criados e pessoas já conseguem trabalhar de casa, quase tudo está conectado processando tendências, buscando melhoria continua e se adequando as necessidades, dessa forma essa revolução não deve parar por aqui, mas vamos nos limitar a retratar alguns itens importante desse momento histórico atual.
Big data, IOT, Cloud e etc… são só algumas termos desse universo, a “Internet of things”, internet das coisas, estuda formas de fazer com que os mais diversos tipos de máquinas consigam interagir entre elas e assim gerir uma planta de produção sem auxílio humano. Podemos ir mais longe ainda e também entender que a internet das coisas pode ser expandida para o tráfego de carros autônomos, para o controle de casas inteligente e vários outros equipamentos que necessitem de enviar ou receber dados para cumprir o seu papel.
Outro fato marcante sobre a indústria 4.0 é que o uso das inteligências artificiais está crescendo exponencialmente. Para as pessoas que ainda não estão familiarizadas com esse termo as inteligências artificiais são cópias computacionais do cérebro humano e elas também tem a capacidade de aprender com seus erros e com o tempo ir aprimorando a sua precisão utilizando o método da tentativa e erro.
Existem atualmente muitos debates que dissertam sobre a ética do uso de inteligências artificiais em processos de produção porém as mesmas ainda estão em estágio inicial dado o quão recente é o descobrimento e a implantação das inteligências artificiais no âmbito industrial.
Sabemos que diante da abrangência do assunto é impossível abordar tudo em apenas um artigo, mas já é o suficiente para fazer o convite à você pensar sobre os próximos passos da evolução tecnológica, porem esperamos que você tenha entendido como aconteceu a evolução da mesma, passando por todas as épocas até chegar onde estamos hoje que é o estado da arte em todos os níveis tecnológicos.
Lembrando que existem diversos acontecimentos ou invenções que podem ter ficado de fora dessa lista. Dito isso encerramos esse texto na esperança de que você tenha aprendido um pouco mais sobre o processo fascinante da evolução e revolução industrial.