Você sabe o que são máquinas virtuais e como elas podem alavancar o seu negócio?

Todos os empresários que gerem um negócio sabem como é importante manter os computadores com sua manutenção em dia e sabem também que quando os computadores quebram causam grandes atrasos no trâmite normal do trabalho. Para que isso não aconteça é necessário sempre comprar novas máquinas, individualizar as máquinas e uma série de outras medidas que custam caro aos cofres da empresa, mas e se existisse uma forma de diminuir esses gastos de forma considerável com uma solução de fácil implementação e baixos custos?

Estamos falando sobre o uso de máquinas virtuais e todas as possibilidades de uso que ela pode ter no seu negócio, porém antes de falar sobre como ela pode ajudar a sua empresa é preciso entender o que são essas máquinas virtuais.

O que são máquinas virtuais?

Todos sabemos usamos máquinas físicas todos os dias em nossas vidas e por isso podemos entender que todos os nossos dados estão guardados dentro de um computador físico que nós podemos ver e tocar seu monitor e também seu gabinete, certo?

Com as máquinas virtuais o sistema funciona de forma um pouco diferente, existe sim ainda todo o aparato físico que estamos acostumados com teclado e mouse porém dentro do mesmo computador vão ser instalados diversos computadores virtuais, possibilitando que uma mesma máquina física possa armazenar dezenas de computadores virtuais. Esse fenômeno possibilita que várias pessoas possam ter acesso a um computador mas com o custo somente de uma máquina física e outros benefícios que vamos explicar mais tarde neste texto.

Um fato importante que deve ser salientado aqui é que todas essas máquinas virtuais guardam os seus dados de forma segura e não os compartilham com as outras máquinas, cada uma possui o seu espaço e não se mistura com as outras.

Como começar a criar máquinas virtuais?

Primeiramente devemos nos atentar a um detalhe muito importante nessa questão, pois antes de saber como começar é necessário entender qual o uso desse software. Se estivermos falando de uso pessoal existem formas gratuitas de fazer isso mas se estamos falando de uma empresa vai ser necessário comprar uma licença de uso junto a alguma empresa especializada nesse tipo de serviço. Como estamos falando sobre um cenário mais corporativo vamos levar em conta que estamos no cenário de uma empresa e seguir a análise dessa forma.

Levando em conta que temos uma empresa e já adquirimos uma cópia do software necessário para fazer o serviço basta instalá-lo e começar a usar. Esses programas são muito intuitivos e também de fácil aprendizado para todos os usuário da sua empresa.

Depois que o programa estiver instalado nas suas máquinas basta definir o rodízio de quais funcionários vão usar quais máquinas e como será feito o uso mais eficiente de todas as máquinas físicas presentes na empresa.

Como as máquinas virtuais vão me ajudar a economizar?

As máquinas virtuais chegaram como uma ferramenta muito poderosa para ajudar empresas a diminuir seus gastos com TI e ela o faz de várias formas:

  • Diminuição de máquinas físicas: Quando você começa a usar máquinas virtuais automaticamente diminui a necessidade de usar numerosas máquinas físicas.
  • Acesso remoto para resolução de problemas: Com as máquinas virtuais fica mais fácil para os especialistas de TI consertarem problemas de forma remota, sem a necessidade do deslocamento até o local de onde o computador está instalado.
  • Diminuição de espaço físico necessário: Utilizando máquinas virtuais o espaço necessário para abrigar o número reduzido de máquinas físicas vai ser menor e com isso a empresa vai ganhar espaço útil para utilizar de formas mais eficientes.
  • Economia de energia: Parece meio óbvio mas quanto menos máquinas físicas ligadas maior vai ser o consumo de energia delas mesmo que estejam desligadas.
  • Diminuição de gastos com manutenção: Com o número reduzido de máquinas físicas a possibilidade de acontecerem problemas de hardware também cai exponencialmente, diminuindo o serviço da área de TI vai cair também.
  • Melhoria de segurança: Quando são reduzidas as máquinas físicas são reduzidos também os riscos de hackers conseguirem acesso aos dados da sua empresa.
  • Diminuição de pessoal especializado: Com o número diminuído de chamadas para resolução de problemas técnicos também é reduzida a necessidade de numerosos especialistas em TI, possibilitando o corte de gastos.
  • Entre outros…

Você já ouviu falar sobre o movimento “TI verde”?

O movimento TI verde é um movimento mundial que vem ganhando força a cada dia, esse movimento visa preservar o meio ambiente diminuindo sempre que possível o uso de peças ou computadores desnecessários e além disso esse movimento também visa o descarte correto das peças obsoletas e também que por algum motivo quebraram.

Voltando ao assunto das máquinas virtuais e abordando esse assunto juntamente com o TI verde podemos entender que quando estivermos usando as máquinas virtuais estamos automaticamente ajudando com o projeto TI verde por conta da diminuição de máquinas físicas e também de peças sobressalentes que seriam usadas para fazer a manutenção dessas máquinas.

Como as máquinas virtuais podem melhorar os laboratórios de desenvolvimento?

As máquinas virtuais podem ajudar também em laboratórios de desenvolvimento ou laboratórios de teste por conta de inúmeros motivos, porém o maior deles reside no fato de que as máquinas virtuais conseguem fazer com que uma máquina física consiga rodar inúmeros testes de uma vez só, utilizando totalmente o potencial do hardware em questão.

Sabemos que nos laboratórios de testes as máquinas são levadas ao seu limite a cada vez que um novo teste é feito ou uma nova simulação é testada, porém nem todos os testes são assim e a potência é de certa forma desperdiçada. Com a invenção e o uso das máquinas virtuais é possível aproveitar melhor as máquinas físicas e simular vários testes ao mesmo tempo.

Você sabe o que quer dizer “Down Time”?

A expressão vem do inglês e em uma tradução não literal significa tempo desligado. Em outras palavras Down time vem para colocar em questão o tempo que uma máquina física fica parada ou desligada consumindo energia ou desperdiçando seu potencial de hardware e esse assunto vem crescendo e ganhando mais atenção entre os especialistas pois o tempo que o computador passa em Down Time este computador está desperdiçando energia e tempo que poderiam estar sendo melhor usados, entrando também no movimento de TI verde que comentamos acima.

Está aí mais uma forma que faz com que as máquinas virtuais ajudem a sua empresa de mais uma forma, isso acontece pois os computadores estão sendo sempre utilizados pelos seus colaboradores e mesmo quando seus colaboradores estiverem em casa descansando este computador pode ser usado para outras finalidades, podendo até ser usado como memória para ajudar outros computadores a executar suas funções.

É necessário salientar que todos esses processos ocorrem com a maior segurança e não comprometem a integridade dos arquivos que estão sendo processados, simulados ou até transferidos entre as máquinas em questão.

As máquinas virtuais são seguras?

Como foi abordado acima as máquinas virtuais são muito mais seguras do que as máquinas físicas por uma série de motivos mas o principal deles é por conta da segurança que elas oferecem para os arquivos e também pelo fato de sempre fazerem backups desses arquivos.

Os backups são peça muito importante desse assunto pois os arquivos que são guardados ficam separados por máquina e não se misturam à medida que são criadas máquinas virtuais na mesma máquina física.

Por conta dessa facilidade de armazenar os dados torna-se muito mais fácil também recuperar esses dados em caso de qualquer problema com a máquina física. Todos sabemos como as máquinas físicas costumam dar problema em diversos componentes fazendo com que a empresa perca meses de arquivos importantes, mas isso não acontece com as máquinas virtuais pois eles também podem ser armazenados no servidor da empresa, tornando a recuperação desses dados muito mais rápida, prática e segura.

As máquinas virtuais diminuem a privacidade dos colaboradores?

A privacidade dos colaboradores não é comprometida com o uso de máquinas virtuais por conta da divisão virtual que acontece no HD da máquina física ou ainda a divisão que ocorre nos servidores da empresa. Cada máquina virtual tem acesso aos seus próprios arquivos e nunca teria acesso aos arquivos de outra máquina virtual, isso acontece pois o acesso a cada máquina virtual se dá através de uma senha intransferível que é dada para cada colaborador.

O que é um Hipervisor? Como ele funciona?

O famoso Hypervisor nada mais é do que um software que faz a ponte entre o hardware e as máquinas virtuais criadas, ficando responsável por fornecer os recursos necessário, tais como HD, CPU, memória e rede, da máquina física para a máquina virtual.

Porém antes de seguir com a explicação da hipervisor é necessário entender que existem 2 tipos de hipervisor,o hipervisor do tipo 1 é chamado de bare-metal e o hipervisor do tipo 2 é chamado de hosted.

Agora que sabemos como são chamados os dois tipos de hipervisor podemos entender como cada um deles funciona, o hypervisor do tipo bare-metal interage diretamente com a parte física da máquina física, sendo assim completamente independente do sistema operacional do host. Já no tipo 2, ou hosted, o hypervisor roda por cima do sistema operacional do host, sendo possível usar esse tipo de hipervisor em qualquer tipo de sistema.operacional.

Se você está procurando os melhores softwares para a função de hipervisor você deve procurar por esses programas:

  • Tipo 1
    • VMware
    • XEN
    • Citrix XenServer
    • Microsoft Hyper-V
  • Tipo 2
    • Oracle
    • QEMU
    • Microsoft virtual PC
    • oVirt
    • DRDS

Vale a pena usar máquinas virtuais na minha empresa?

Sim, vale muito a pena… e esperamos que depois desse texto cheio de razões positivas, você leitor, esteja convencido do quanto as máquinas virtuais podem ser úteis e lucrativas para a sua empresa, seu negócio ou seu lar. Se ainda restou alguma dúvida estamos à disposição através dos diversos canais de contato para sanar todas elas.

SIMATIC WinCC WebUX

Sabemos que automação e conectividade são cada vez mais utilizadas em todos os setores...

SIMATIC ProDiag

Em termos gerais, a opção ProDiag do TIA Portal permite monitorar uma máquina ou...

Qual é a diferença entre microprocessadores e microcontroladores?

Você sabe a diferença entre microprocessadores e microcontroladores? Por causa do avanço da tecnologia,...

- A word from our sponsor -

spot_img
4.5 2 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x