Entenda o que é hardware e qual a importância ele tem para a composição dos dispositivos eletrônicos.
Alguma vez na sua vida você já deve ter se perguntado o que é hardware, ou então, ouvido falar sobre ele. Contudo, é possível que você ainda não tenha entendido o que de fato ele é e como ele funciona.
E não é para menos, a grande maioria das pessoas não fazem a mínima ideia disso. Uma vez que assuntos de TI nem sempre são os mais escolhidos para pesquisa. Mas saiba, que embora esse conceito pareça estar distante da sua realidade, isso não é verdade.
E pensado nisso, vamos falar um pouco sobre o que é hardware e porque você deve entender sobre o assunto. Continue sua leitura e não perca nenhum detalhe da explicação.
Então, o que de fato é hardware?
Se tratando de hardware, é preciso entender que estamos falando exclusivamente da parte física das maquinas. Nesse sentido, o hardware consiste em um conjunto de peças e equipamentos palpáveis nos dispositivos eletrônicos, “grosseiramente falando, hardware é tudo aquilo que conseguimos tocar no equipamento”, dessa forma até mesmo a dobradiça da tampa de um gabinete é e faz parte do hardware.
Devido os computadores serem os dispositivos mais conhecidos entre as pessoas, vamos usá-lo como exemplo. Contudo, não são apenas os elementos do computador em si que são chamados de hardware, mas também, equipamentos acoplados que requerem gerenciamento computacional e todo estrutura física dos demais dispositivos que porventura existam.
Hardware e a agilidade de um computador
Responda de maneira rápida: você considera seu computador rápido ou lento?
Saiba que a resposta defini que tipo de hardware ele possui.
Isso mesmo, é o hardware que irá determinar o tipo de velocidade que o seu computador irá ter.
Mas não basta saber só isso para entender mais sobre o que é hardware, pois na verdade é preciso ainda saber que ele se divide em partes, como por exemplo: interna e externa.
O hardware interno
Hardwares internos são todas as partes internas de um computador, veja abaixo exemplos:
HD
O HD consiste em uma parte que irá armazenar todos os dados registrados no seu aparelho de maneira permanente, não volátil. Tecnologias e formas construtivas determina seu desempenho, atualmente o discos SSD’s estão em destaque pela performance e vida útil.
Memória RAM
Serve para armazenar dados de maneira rápida, não permanente, volátil. Sendo assim, ela será responsável pela leitura de códigos, sempre que for requerida. Aqui, é importante destacar um detalhe, quanto maior for a memória RAM, melhor e maior será a sua capacidade de trabalho, porem ao terminar será necessário o salvamento dos dados e projetos no HD, com risco de perda dos trabalhos caso esse passo não seja realizado.
Processador
Também conhecido como o cérebro das maquinas, é ele que irá fazer as condições lógicas de todos os processamentos de dados dos dispositivos.
Placa-mãe
Este é o item responsável por conectar todos os hardwares internos e ainda ser a interface para hardware externo do computador.
Placa de vídeo
Através dela, o usuário consegue interagir com seu computador. Sua função é gerar imagens a partir de dados pelo processador.
Hardwares externos
Os hardwares externos são muito conhecidos por nós, sendo alguns exemplos:
- Monitor
- Teclado
- Pen-drive
- Mouse
- Impressora
- Webcam
E estes são apenas alguns exemplos de hardware com foco no computador, esse conceito pode ser estendido para toda e qualquer estrutura física dos diversos dispositivos eletrônicos existentes.
Entender o que é hardware permitirá a você fazer boas escolhas no momento de comprar um computador, escolher um celular, montar uma bancada de prototipagem eletrônica, ou simplesmente, entender o que técnico está dizendo quando algum de seus aparelhos for para reparo… aqui fica nossa contribuição, e não deixe de usar o campo de comentários para sanar dúvidas, questionamentos, retornos e afins…
Bons Estudos, fiquem com Deus!!!