Você já ouviu falar em Controllino? E integração e automação de máquinas através de software? Se você ainda não ouviu falar em nenhum destes dois, agora você irá aprender. Estas são duas coisas que podem ajudar em muito à uma fábrica.
Como sabemos, a tecnologia está cada vez mais tomando espaço no mundo. No setor industrial, por exemplo, as máquinas fazem mais de 70% de todo o trabalho. Quem não acompanhar esse desenvolvimento, com certeza será engolido pela maré.
Ficar para trás nessa onda de evolução é a receita para o fracasso e prejuízos para qualquer fábrica. Uma solução de integração é uma das melhores maneiras de não ficar para trás. Nessas horas, você irá precisar conhecer tecnologias como o Controllino. É por isso que vamos te explicar mais sobre isso…
Controllino
Toda empresa com máquinas inteligentes, precisam de uma solução de integração. E para isso, é necessário um hardware que seja capaz de fazer essa tarefa. O controllino, por exemplo, é uma das opções de hardware que existem no mercado capaz de executar essa tarefa.
Claro, o hardware em si não faz toda a integração, mas é a pá que irá cavar o chão. Coisas como instalação de estrutura, software, firmware e manutenção são detalhes posteriores. Você, primeiro, precisa decidir o seu hardware.
E como já dissemos, o Controllino é uma das opções. Mas só isso não irá te saciar de todas as informações, com certeza. É muito vago para ser chamado de explicação.
CONTROLLINO pode ser descrito em uma frase: é como um Arduino industrializado. Isso pode explicar muita coisa para gente que entende sobre o que é um Arduino. Mas vamos tentar explicar Arduino em poucas palavras, só para esclarecer.
O que é o Arduino? Primeiramente, saiba que o Arduino não é apenas um hardware! O Arduino pode ser descrita como uma plataforma de programação formado por hardware, software, kit’s de desenvolvimento e uma IDE poderosa. Facilitando a vida dos profissionais desse setor. E essa plataforma escolheu alguns microcontroladores dedicados para trabalhar programação, eletrônica, robótica e etc…
Ou seja, é um tipo de sistema integrado com foco principalmente em didática e prototipagem de dispositivos eletrônicos, e no primeiro momento não foi pensado para ser usado no setor industrial. Sobre o Arduino vamos parando por aqui… Como ele por si só é um assunto mais complexo, não vamos nos aprofundar, porem preparamos um artigo completo nesse post.
Enfim, o CONTROLLINO tem algumas diferenças, é claro. Por exemplo, ele usa a flexibilidade e a natureza de código aberto do ecossistema Arduino. Mas ele consegue usar a segurança e a confiabilidade dos PLCs de nível industrial também, na verdade foi projetado para isso.
Por causa dessas funcionalidades, podemos classificar o CONTROLLINO como uma ótima opção do setor.
Vantagens do CONTROLLINO
Mais de 1200 empresas e profissionais de diferentes setores escolhem o CONTROLLINO para seus projetos. Se você está se perguntando por que, bem, vamos aos detalhes.
Se você está procurando uma opção de escolha neste setor, sugiro que você fique atento aos seguintes detalhes. Eles podem decidir se você irá escolher ou não o CONTROLLINO para a sua empresa.
100% compatível com Arduino
Existe a simplicidade e flexibilidade do ecossistema do Arduino. Com isso, você pode diminuir drasticamente o tempo e o custo de desenvolvimento do projeto. Assim, sobrará tempo para se concentrar no que é mais importante: o seu projeto. Tudo isso sem sacrificar a confiabilidade e o desempenho.
E / S ilimitadas
O CONTROLLINO oferece até 61 canais e relés de entrada / saída. Que podem variar de 5V a 230V a até 16A. Isso permite que você use o CONTROLLINO para uma gama quase ilimitada de aplicativos de automação e controle.
Pronto para a indústria
O CONTROLLINO foi desenvolvido com os mais altos padrões de segurança eletrônica e do setor em mente. Além disso, ele é totalmente certificado pela CE. Isso o torna perfeito para uso não apenas em cenários de prototipagem, mas também em produtos finais.
Canais de entrada e saída
Até 21 canais de entrada digital com proteção ESD. E até 24 saídas digitais (interruptor lateral alto 12x, meia ponte 12x | 2A a 12V ou 24V)
Relés e interfaces
Até 16 saídas de relés (230V a 6A máx.). E a Interface do CONTROLLINO via serial, RS485, I2C ou SPI.
Conectividade
A comunicação é ativada via USB ou Ethernet.
Software compatível
Você pode programar o CONTROLLINO não apenas com o Arduino IDE padrão, mas com muitas outras soluções de software.
Você pode trabalhar com algo com um firmware já existente, como SIEMENS, Allen Bradley, Rockwell. Para isso, basta fazer a programação, o que vai precisar de ajuda especializada.
Opções de CONTROLLINO
Além de todas essas vantagens, você também tem opção diferentes de CONTROLLINO. Você pode escolher qual a melhor opção para a sua situação. Assim, evitará desperdícios e dores de cabeça.
Iremos citar as 3 opções disponíveis, mas não iremos dar grandes detalhes.
CONTROLLINO MINI
O MINI é o filho menor da família CONTROLLINO. Mas não se preocupe – é tem é grande quando se trata do número de entradas e saídas (8 cada). A incrível relação tamanho / E / S torna o MINI um dos PLCs mais compactos e versáteis do mercado.
CONTROLLINO MAXI & MAXI PURE
O MAXI é o modelo mais vendido na linha CONTROLLINO. É o compromisso perfeito entre tamanho compacto e grande número de entrada e saída. A principal competência é a sua flexibilidade.
CONTROLLINO MEGA
O MEGA é o gigante da linha CONTROLLINO. Se você estiver realizando projetos grandes e complexos, o Controllino MEGA é o ajuste perfeito. Existem inúmeros canais de entrada e saída e alta corrente máxima de 30v. Ele pode lidar com qualquer projeto de automação e controle com facilidade.
Pronto para decidir?
Sabemos que escolher um projeto de automação não pode ser mal planejado. É preciso todo um processo de escolha eficiente, consciente, e inteligente de todas as partes do processo. Por isso, é normal consultar e observar as várias opções que o mercado oferece.
E O CONTROLLINO é uma dessas opções, nosso trabalho aqui foi apresentá-la para você. Estamos apenas dando uma ajuda no seu processo de escolha, dessa forma desejamos boa sorte, bons estudos e Fiquem com Deus!!!
Nossa Opinião: No Brasil não há fornecedor do equipamento, a importação de pequenas quantidades se torna inviável devido às burocracias e outras questões que envolvem essas atividades, o Controllino pode ser substituído facilmente pelos concorrentes nacionais, porem nada impede você de criar seu próprio PLC, aplicando a mesma metodologia do Controllino, lembrando que o Arduino é uma plataforma aberta e de baixo custo, onde a limitação está apenas na criatividade do profissional. Estude mais um pouco e pense sobre o assunto!!! abraços…