Software Ideal para Projetos Eletrônicos, Eletromecânicos e Robóticos, Depuração, Simulações gráficas e Visualizações em 3D.
Programação não é uma das tarefas mais fáceis da informática. É necessário muita experiência, cautela e conhecimento específico para realizar um desenvolvimento rápido, profissional e de alto nível. Para as pessoas que iniciam nesse mundo e precisam vencer às complexidades dessa atividade, as ferramentas de programação são extremamente úteis.
IDE’s são procuradas por todos os profissionais dessa área, porem o Flowcode tem como foco o fluxograma, apoiando o desenvolvimento através de grafos, abrindo mão no primeiro momento de pseudocódigos, essa ferramenta chega com recursos gráficos avançados, depuradores e simuladores. Com a prototipagem no software, apresentação 3D e uma gama de funcionalidades… permite uma rápida curva de aprendizagem inclusive para os novatos.
Afinal, projetos eletrônicos, eletromecânicos e robóticos requer um certo esforço. E Entre todas as ferramentas que existem, o Flowcode é uma das mais avançadas do mercado, permitindo o desenvolvimento rápido e profissional. E é exatamente sobre ela que iremos falar a seguir. Então, vamos lá.
O que é Flowcode
O Flowcode é um ambiente avançado de desenvolvimento integrado (IDE). Utilizado para desenvolvimento de sistemas eletrônicos e eletromecânicos visando microcontroladores como: Arduino, PIC e ARM e interfaces industriais robustas usando protocolos como Modbus e CAN.
O Flowcode é um ambiente de desenvolvimento baseado no Microsoft Windows produzido comercialmente pela Matrix TSL. O qual é destinado para a programação de dispositivos embarcados com base em algumas tecnologias.
O Flowcode é dedicado à simplificação de funcionalidades complexas. Por exemplo, Bluetooth, comunicações por telefones celulares, comunicações USB etc. Para isso, o Flowcode utiliza bibliotecas de funções dedicadas e pré-desenvolvidas, bastando os programadores arrastar os blocos para o projeto.
Isso é conseguido arrastando representações virtuais de hardware para um painel visual, fornecendo acesso às bibliotecas associadas. Portanto, o Flowcode é ideal para acelerar os tempos de desenvolvimento de software. Assim garantir um desenvolvimento rápido, profissional e de alto nível.
Apesar de ser uma ferramenta destinada aos engenheiros, o Flowcode permite que aqueles com pouca experiência em programação iniciem e ajudem nos projetos. Isso o torna apropriado para o ensino formal dos princípios de programação de microcontroladores e avanços no desenvolvimento de dispositivos róboticos.
Aqueles com pouca ou nenhuma experiência em programação podem usar o Flowcode sem barreiras. Em questão de minutos, os iniciantes podem começar a desenvolver sistemas eletrônicos usando os modos de programação gráfica disponíveis.
O Flowcode permite ao usuário desenvolver e visualizar seu programa usando quatro modos visuais diferentes. Estas são: Visualização Fluxograma, Visualização Blocos (um paradigma de programação gráfica inspirado em Blockly), Visualização do código C, Visualização Pseudocódigo.
Especialistas em desenvolvimento, considera essa ferramenta o ambiente mais avançado do mundo, e com tantas facilidades e benefícios fica difícil desconsiderá essa afirmação.
Benefícios do Flowcode
Ser um IDE de programação gráfica intuitiva oferece aos usuários do Flowcode a capacidade de desenvolver sistemas complexos rapidamente. Os engenheiros usam o Flowcode porque ele permite o desenvolvimento rápido.
Isso ajuda a acelerar os processos de aprendizado para o desenvolvimento de sistemas de microcontroladores. Como sabemos, fazer uma programação é um processo extremamente delicado.
Para um desenvolvimento rápido, profissional e de alto nível é necessário muita atenção e cautela. Erros podem e vão acontecer caso não se tenha o cuidado necessário.
Integrado ao Flowcode, há um gravador de dados e um osciloscópio. Estes dois componentes simplificam os procedimentos de teste e depuração. Além disso, o Flowcode também é compatível com hardware externo, incluindo osciloscópios, fontes de alimentação, geradores de sinal e etc.
Também existe a capacidade do Flowcode de simular os programas do usuário, bem como a compatibilidade com pacotes CAD 3D. Isso permite que aqueles que desenvolvem projetos eletromecânicos os caracterizem e modelem com facilidade.
Outra das vantagens é que o Flowcode permite trabalhar com várias variantes de chips de maneira fácil e flexível. A portabilidade de código é simplificada, o que significa que você pode alternar os dispositivos de destino com facilidade.
Essa funcionalidade funciona para uma plataforma de hardware Arduino, PIC, Atmel AVR, ARM ou Raspberry Pi. Enfim, o Flowcode facilita muito a vida de um programador. Logo, o desenvolvimento rápido, profissional e de alto nível não será mais um sonho para os novatos em programação.
Flowcode 8
Como tudo evolui, as tecnologias e sistemas estão sempre evoluindo. O Flowcode já foi atualizado várias vezes, e atualmente está na sua 8ª versão. O Flowcode 8, como é chamado, tem ainda mais benefícios do que as outras versões.
Iremos citar alguns dos novos recursos a seguir.
Novos modos de programação
O Flowcode é a linguagem de fluxograma perfeita para plataformas como Arduino. No entanto, os usuários agora podem programar no modo “Blocos”, “Pseudocódigo” e também no código C.
Conversão e simulação de código C
Agora você pode converter seus programas de código C mais para outros modos de programação, incluindo fluxogramas. Além disso, você pode simular o código C com facilidade.
Flowcode SCADA
O Flowcode SCADA permite que os usuários criem rápida e facilmente programas de controle e aquisição de dados baseados em PC com interfaces homem-máquina gráficas (HMI) baseadas em fluxogramas.
Flowchart Programming
Outro grande aliado dos programadores é o Flowchart Programming. Esta é a maneira mais simples de descobrir os erros de um programa antes de executá-lo. Ou seja, é possível evitar os erros, que para quem quer uma programação rápida e de alto nível, isso economiza muito tempo, trabalho e dinheiro.
O Flowchart Programming é um tipo de diagrama. Este diagrama usa um conjunto de símbolos gráficos padrão para representar a sequência de instruções codificadas inseridas em um computador.
Com esse método, é possível executar operações lógicas e aritméticas especificadas. É uma ótima ferramenta para melhorar a eficiência do trabalho.
Existem quatro símbolos básicos no Flowchart Programming, início, processo, decisão e fim. Cada símbolo representa uma parte do código escrito para o programa.
As vantagens do Flowchart Programming são as seguintes:
O Flowchart Programming pode ajudar os programadores a encontrar o erro na fase de desenvolvimento.
Ele funciona como um modelo ao analisar os sistemas e desenvolver programas, o que torna a codificação mais eficiente.
Melhora a eficiência dos programadores em manter o programa operacional.
Com a ajuda do Flowchart Programming, a comunicação da lógica de um sistema para todos os envolvidos fica muito mais fácil. Assim, até mesmo os novatos em programação podem alcançar belos resultados no desenvolvimento.