Descubra o que é firmware e porque é tão importante saber sobre este conceito para utilizá-lo da maneira correta.
A grande maioria dos estudantes de tecnologia não sabem o que é firmware e qual seria a sua relevancia. Entretanto, esse é um tipo de software muito comum em praticamente todos dispositivos eletrônicos que porta pelo menos um microprocessador, é de grande valia entender quais são as suas principais funções e aplicações.
Tv’s, celulares, relógios, computadores, drones e até mesmo os PLC’s… são maquinas com microprocessadores e/ou microcontroladores que se utilizam da mesma matemática binária. E diante dessa afirmação surge uma pergunta: se as maquinas tem em comum a mesma arquitetura de funcionamento, o que faz com que as mesmas sejam tão especificas e diferentes entre si? talvez a resposta mais obvia seria que a diferença estaria na forma construtiva do equipamento (hardware), porem as diferenças de funcionalidades está no software embarcado no microcontrolador do dispositivo, e é exatamente esse software que chamamos de Firmware. Como exemplo podemos citar o Smartphone, esse por sua vez tem a capacidade de ser uma TV, um Player de musica, um Relógio e por ai vai, e isso só é possível devido os vários microchips com seus respectivos Firmwares trabalhando internamente criando as diferentes funcionalidades no mesmo aparelho.
E se até agora esse termo era desconhecido para você, não se esqueça de que nunca é tarde para aprender. Faça uma boa leitura e entenda de uma vez por todas o que é Firmware e qual a importância que ele possui em um dispositivo eletrônico.
O que é firmware?
Firmware nada mais é do que um conjunto de programas que não são instalados pelo o usuário em um disposto, isso porque eles vem direito da fábrica. O firmware comumente está presente na memória ROM de seu dispositivo.
Através dele, todas as informações sobre inicialização e rotinas de sua máquina podem ser desenvolvidas de forma adequada.
Sendo assim, ele se torna um elemento imprescindível para o funcionamento adequado dos dispositivos fundados em microcontroladores e/ou microprocessadores.
O firmware também pode estar a um dispositivo de hardware, onde suas instruções operacionais são instaladas através de um microchip, como por exemplo: o controle remoto em nossas casas, cada tecla pressionado pelo usuário e interpretado pelo firmware, codificado e enviado para o aparelho receptor.
Além disso, é ainda importante ressaltar que um firmware estará fixamente gravado em uma memória. Nesse caso, tal processo é feito ainda na fabricação do dispositivo eletrônico, essa prática simplifica a engenharia do dispositivo, diminui custo e agiliza o desenvolvimento.
nós em breve estaremos trazendo cursos de desenvolvimento de firmware para eletrônica embarcada, não deixe de nos acompanhar.
O Firmware nos Computadores
Vamos citar o computador devido o mesmo está presente e acessível à maioria dos estudantes, além disso é um equipamento que impressiona com tantos recursos, e esse obviamente possui diferentes tipos de firmware. Sendo assim, se torna interessante que você conheça pelo menos um pouquinho de cada um deles.
Sistema Básico de Entrada e Saída – BIOS
O BIOS tem uma função fundamental dentro de seu computador. Isso porque ele será responsável por fazer com que o processador opere dispositivos básicos. Nesse caso, podemos citar como dispositivos básicos o HD e unidade de DVD, por exemplo.
Portanto, o BIOS na verdades se torna um “instrutor” do processador, fazendo com que ele execute funções de maneira correta.
SETUP
O SETUP tem como função alterar parâmetros correspondentes ao armazenamento na CMOS, ou seja, memória de configuração.
Desse modo, o SETUP tem a capacidade de permitir ao usuário que faça alterações em instruções permitidas pelo BIOS.
CMOS
CMOS nada mais do que a memória de configuração. Ela te como função principal armazenar informações que são alteradas, ou então, manipuladas no SETUP.
Quer um exemplo básico de como isso funciona? Sabe quando você altera a hora do relógio do seu computador? Então, você só consegue mantê-la constante por causa da CMOS.
POST
Se trata de uma forma de autoteste realizada todas as vezes em que ligamos um computador.
Isso quer dizer que quando você desliga a sua máquina todos os componentes também são desativados. Assim, quando você liga a máquina novamente, eles são testados pelo POST, que verifica se tudo está funcionando da maneira correta.
Conseguiu compreender o que é firmware? se ainda há duvidas, não se preocupe! novos artigos sobre o assunto estão a caminho. Você também pode contar com o nosso campo de comentários, tirar dúvidas, contribuir, passar feedback e etc… fique a vontade!!!
Porem com esse artigo, mesmo que introdutório, aposto que você conseguirá enxergar os dispositivos eletrônicos de sua casa de outra forma.
Até a próxima.