sexta-feira, 20 setembro - 2024.

Cursos

Lojas

Tutoriais

Comunidade

Fórum

|

Login

Cadastre-se

Privacidade

Termos de Uso

Sobre nós

Contate-nos

More

    O que é software?

    Leitura Obrigatória

    Descubra o que software e como fazer a escolha adequada de um dispositivo eletrônico no momento de realizar uma compra.

    Você já se perguntou o que é software e como ele influencia em um aparelho eletrônico?

    Bom, se você se interesse um pouco por tecnologia e inovação, certamente já deve ter feito algumas pesquisas. No entanto, nem todo mundo sabe ao certo o que significa esta palavra. O fato, é que quanto menos sabemos sobre ela, mais risco de fazer a compra de um dispositivo inadequado à nossa necessidade.

    Mas o que de fato é software? Descubra a resposta lendo este artigo que irá explanar a respeito do assunto.

    O que é software?

    Sempre ao lado da palavra software, existe a palavra hardware não é mesmo?

    E a esta altura, você já deve saber que hardware é a parte física de um computador, porem caso tenha alguma duvida, dê uma olhadinha nesse link hardware. Sendo assim, vamos voltar ao tema desse artigo. Software é a parte lógica de um dispositivo eletrônico, e também responsável por controlar o hardware.

    Nesse caso, software também pode ser definido como um grupo de comandos formados por pseudocódigos que, em sua essência, necessitam ser escritos de uma forma específica, utilizando linguagens de programação, ou um conjunto de cartões perfurados, por último o código será copilado para a linguagem de maquinas, os binários!

    Esse conjunto de binários devem ser seguidos e executados, seja por um computador, um dispositivo robótico, um microcontrolador, ou um dispositivo eletromecânico.

    O termo “Software”, de forma geral, é empregado para descrever programas, apps, scripts, macros e instruções de código embarcado (firmware), de modo a ditar o que uma máquina deve fazer.

    Todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, controle remoto e etc é um software. Dessa forma, todos aqueles programas como: jogos, editores de textos vídeos ou audios, player’s diversos, os famosos anti vírus… são de forma conceitual um software. E obviamente, todas as possíveis ações e tarefas que esses realizam (copiar, colar, editar, salvar, enviar mensagens e outros…) são e fazem parte de um software.

    Cada software exerce uma função diferente dentro do dispositivo. Sendo assim, para que haja diversas funcionalidades no equipamento, surge a necessidade de vários softwares trabalhando em conjunto e em alguns casos formando um sistema.

    E quais são algumas funções de um software?

    Um software é capaz de desenvolver as seguintes ações:

    • Realizar edição de textos
    • Criar e editar diversas imagens
    • Reproduzir vídeos
    • Permitir que você tenha acesso à internet
    • Possibilitar que você instale e jogue diversos tipos de games
    • Realizar cálculos com fórmulas diferentes
    • Criar tabelas
    • Controlar o auto falante do dispositivo
    • Gravar um video

    Enfim, estas são apenas algumas funções desenvolvidas por um software. Mas agora você já entendeu que elas são muito importantes, não é mesmo? praticamente sem o software as maquinas não existiriam como nós a conhecemos.

    Entretanto, não para por aí…

    Para que você possa executar todas estas ações, é preciso ter acesso a diferentes tipos de licenças, inclusive os softwares livres gratuitos, são regidos sob alguma licença… isso restringe o software a determinadas funções, além de proteção aos seus desenvolvedores. Então vocês estudantes e usuários, não deixa de avaliar essa questão… sob pena de você não poder executar as ações desejadas em seu dispositivo caso a licença não permita. É de extrema importância o respeito e uso adequado desses termos. Veja os exemplos de algumas:

    • Licença de Software livre
    • Trial
    • Demo
    • BDS
    • GNU
    • Comercial
    • Apache

    Tipos de software

    Assim como existem diferentes tipos de hardware, também existem diferentes tipos de software. Cada um deles, por sua vez, tem um objetivo. Entenda um pouco mais:

    Sistema operacional

    Os sistemas operacionais são os softwares responsáveis pelo gerenciamento em baixo nível dos dispositivos, sem esses não haveria o controle da placa de video para geração de imagem. Através dele é possível a criação de interface entre o usuário e um computador.

    Quando usamos um teclado do celular, advinha quem é o responsável pela interpretação das teclas digitadas pelo o usuário, considerando que um dispositivo eletrônico só entende linguagem binária, pois é! é ele mesmo! o sistema operacional em ação.

    Além disso, o sistema operacional é a base para funcionar outros softwares, como os de aplicação e os de programação. Ou seja, são plataformas para rodar outros softwares. De forma simplista, podemos definir o sistema operacional “como um software primário que opera entre o hardware do dispositivo e milhares de outros softwares, os aplicativos.” criando a interface entre usuário e as maquinas.

    Windows, macOS, Linux, iOS, Android, são exemplos de softwares de sistema (sistemas operacionais) ou simplismente SO. Em alguns casos, softwares de aplicação podem assumir o papel de sistemas operacionais, como o Chrome OS, onde o navegador é um software de sistema e de aplicação.

    Aplicativos

    São softwares que apresentam tarefas específicas, como por exemplo: um editor de imagem, esse por sua vez não será capaz de verificar a presença de vírus no dispositivo devido o mesmo ser um app especifico para edição de imagens. Além disso, existem aplicativos para todas as necessidades… podendo ser citado os navegadores, protetores de tela, e muitos outros.

    Software Open source

    São softwares de código aberto, liberado para comunidade usar, testar e modificar de forma gratuita, estão regidos sob licença GPLv3. Ele é um dos preferidos dos programadores, pois com esse é possível compartilhar a documentação do desenvolvimento, informações sobre a codificação, boas praticas, além dos dados de todo o processo e arquitetura, ótimo para aprendizagem e troca de experiencias!

    O software Open source pode abranger diversos tipos de outros softwares, bastando esses atender as características e licenças dos software de código aberto. Dessa forma, podemos ter aplicações, sistemas operacionais, sistemas de programação Open source.

    Software de Programação

    Esses softwares de programação são considerados ferramentas de desenvolvimento, devido a capacidade de transformar pseudocódigos em linguagem binárias, criando a interface entre a linguagem humana e a linguagem das maquinas. Essas ferramentas são comumente conhecidas como “IDE’s“, ou Ambiente Integral de Desenvolvimento em tradução livre.

    Software Maliciosos

    Esses dispensam explicações, mais são todos os softwares escritos que possuem intenções de prejudicar o usuário, vamos a uma pequena lista: vírus, malware, spam, crack, etc, etc, etc.

    E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre o que é software e sua importância?

    Sendo o Software a parte lógica das maquinas programáveis, podemos afirmar que todos o recursos de hardware é consumido e exigido por ele, sendo a escolha do hardware algo adaptativo para a sua necessidade e execução adequada das soluções propostas pelo o software.

    Com isso, desenvolvedores de software, no intuito de ajudar, lançam juntamente com o produto, requisitos mínimos para o perfeito funcionamento do conjunto de aplicações e sistemas. Como exemplo vamos citar a aplicação: AutoCad, o fabricante realiza os testes de funcionalidade e performance dimensionando o sistema operacional e o recursos de hardware necessário… confira um resumo na imagem abaixo.

    Requisitos do sistema para instalação do Autocad. Imagem do site do fabricante.

    Conclusão

    Sem o software, as maquinas provavelmente não seriam capazes de realizar tantas proezas como presenciamos, nesse século a discussão paira sobre inteligencia artificial, aprendizagem de maquinas, robôs e tantos outros… porem sem o software nada disse seria real. Por hoje é tudo, esperamos ter ajudado com mais esses artigo.

    Caso tenha alguma dúvida não exite em usar o campo de comentários, fórum ou a nossa comunidade aqui no site… bons estudos e até a próxima!

    - Advertisement -spot_img
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Advertisement -spot_img

    Últimas Notícias

    Rede I/O-link, agora os instrumentos de campo serão “ouvidos”.

    A rede IO-link é um protocolo de comunicação especialmente criado para automação industrial. Seu funcionamento se dá por comunicação...
    - Advertisement -spot_img

    Relacionados:

    - Advertisement -spot_img
    0
    Would love your thoughts, please comment.x