quarta-feira, 22 janeiro - 2025.

Cursos

Lojas

Tutoriais

Comunidade

Fórum

|

Login

Cadastre-se

Privacidade

Termos de Uso

Sobre nós

Contate-nos

More

    Rede I/O-link, agora os instrumentos de campo serão “ouvidos”.

    Leitura Obrigatória

    A rede IO-link é um protocolo de comunicação especialmente criado para automação industrial. Seu funcionamento se dá por comunicação serial ponto a ponto, algo que está se tornando cada vez mais comum nas indústrias.

    Em suma, a rede IO-link permite a troca de três tipos de dados entre controladores, sensores e atuadores: dados de serviços, processos e eventos. Sendo a primeira rede atender a norma ILC 61131 reconhecida em todo o mundo.

    Esse protocolo veio para atender as necessidades de comunicação dos dispositivos de campo dentre diferentes fabricantes, pois os protocolos até então, somente permitiam a comunicação de eventos entre as partes. Assim, essa rede é uma forma flexível e simples de comunicação entre dispositivos, além de ser comum e universal.

    Para se ter ideia da importância desse protocolo, existe um consórcio internacional de rede IO-link (IO-Link Community Consortium), unindo empresas importantes do setor, como: Murr, Balluff, Sick, Advantech, Banner, Endress Hauser, Rockwell, etc… pelo o que tudo indica será a grande aposta para o futuro da indústria 4.0.

    IO-Link é simples e flexível porque foi projetado para funcionar com dispositivos tradicionais sem modificação, portanto, instalar uma rede IO-LINK é extremamente fácil, criando uma conexão ponto a ponto de baixo custo de dispositivos inteligentes atendendo ao nível mais baixo da automação. Os dispositivos neste nível já foram exclusivamente do tipo ‘liga / desliga’, mas cada vez mais oferecem recursos de desempenho superior, como configuração dinâmica, resoluções mais altas e operações aprimoradas.

    As Interfaces IO-LINK foram especificadas para PROFIBUS e PROFINET, com interfaces para outros barramentos de campo e soluções Ethernet Industriais, Além de conexões e soluções sem fio padronizada.

    Aplicações da rede IO-link

    A rede IO-link possui capacidade de conectar vários dispositivos inteligentes ao mesmo tempo. Além disso, cada dispositivo possui um endereço específico, facilitando na expansão da rede.

    Assim, pode-se conectar blocos de válvulas, sensores diversos, blocos E/S e até sistemas rfid.

    Outro grande benefício dessa rede é seu elevado nível de flexibilidade. Como foi feita com foco na indústria, ela oferece uma fácil parametrização e configuração dos dispositivos. O motivo disso é que não há a necessidade de reprogramar todos os dispositivos a cada alteração na rede, melhorando o processo de produção.

    Ainda sobre as facilidades da rede IO-link, a questão da substituição dos dispositivos também entra como um de seus diferenciais, pois é possível baixar os parâmetros necessários direto do controlador. Essa praticidade está fazendo com que este protocolo ganhe cada vez mais adeptos nas Américas, Europa e Ásia.

    Devido o consórcio entre as principais empresas do setor, existem vários produtos lançados anualmente.

    https://www.omron-ap.co.nz/io-link/

    Por fim, sua comunicação serial simples é muito interessante em diversas aplicações industriais. Em suma, a comunicação é feita por um ponto serial que aponta para os dispositivos, fazendo com que haja troca de informação entre eles.

    Informações suportadas pela rede

    Existem 3 tipos de dados que podem trafegar pela rede i/o link, sendo eles: dados de processo, eventos e serviços. Vamos entender melhor as particularidades de cada tipo de dado!

    Os dados do processo estão relacionados com o estado mais recente do dispositivo. Dessa forma, tanto dados de entrada quando de saída são contabilizados, levando em conta a resposta do atuador. Por se tratarem de dados de estado, são atualizados com alta frequência (mais ou menos 2 milissegundos), podendo conter até 32 bytes de informação.

    As SPDUs (unidades de dados de protocolo de serviço) ajudam na hora de recuperar informações importantes acerca dos dispositivos, podendo comunicar até 16 mil blocos. Além disso, têm por característica transmitir tudo sobre o dispositivo, desde informações básicas até avançadas acerca do aparelho.

    Por fim, os eventos são ocorrências raras e, por isso, não entram nos dados de serviço. No entanto, quando algum deles ocorre, não existe a espera da consulta pelo usuário, pois eles são comunicados rapidamente. Assim, qualquer alarme ou indicador é comunicado logo após ser recebido pelo sistema.

    Vantagens

    Universal

    Independente do fieldbus e pode ser integrado em todos os sistemas fieldbus em todo o mundo.
    Depende de padrões já existentes com conectores M12, M8 ou M5 e cabos de três fios.
    Um padrão internacional de acordo com IEC 61131-9.

    Simples e Flexível

    Permite um diagnóstico estendido de sensores e atuadores ou simples e rápido configuração de parâmetro devido à comunicação bidirecional.
    A fiação mais fácil com um cabo de três fios não blindado permite bidirecional comunicação com amplo diagnóstico e configuração de parâmetros.
    Automação de dados de parâmetro em um servidor permitem a configuração de parâmetro descentralizado de dispositivos no menor tempo.
    Manutenção remota dos dispositivos é possível por meio da comunicação bidirecional.
    Histórico dos eventos que está acontecendo com os instrumentos de campo

    Conclusão

    O padrão IO-Link independente de fieldbus é, portanto, a solução ideal para muitas empresas que lhes permite conectar produtos a diferentes sistemas e controladores em todo o mundo.

    Será, de fato, o futuro para esse segmento. Contando com amplo suporte e simplicidade de uso, atendendo empresas de diversos segmentos.

    Um destaque nesse protocolo de comunicação é sua praticidade quando há atualizações na rede. Ao contrário dos outros protocolos, as atualizações são fáceis de serem feitas, sem a necessidade de reprogramação dos dispositivos.

    Por fim, o consórcio criado em volta dessa tecnologia irá assegurar que fique no mercado por muitos anos, além de plantar bons frutos para a indústria 4.0.

    - Advertisement -spot_img
    0 0 votos
    Article Rating
    Inscrever-se
    Notificar de
    guest

    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários
    - Advertisement -spot_img

    Últimas Notícias

    SIMATIC ODK 1500s, Uso de Linguagens de Alto nível nos PLC’s.

    Você conhece SIMATIC ODK 1500s? Se você não sabe o que é, ou tem dúvidas... Fique com a gente...
    - Advertisement -spot_img

    Relacionados:

    - Advertisement -spot_img
    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x